Após conclusão do 4º ano do curso, os estudantes podem concorrer a programas de grau duplo estabelecidos com universidades da América Latina onde realizam o 5º ano do curso, após o qual é atribuído o diploma pelas duas universidades, abrindo deste modo o leque de países onde podem exercer a atividade de Engenheiro Civil e permitindo contactos com uma nova sociedade e prática profissional.
O programa consiste na atribuição de Bolsas de Estudo aos 15 melhores alunos que ingressem no Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Civil nos anos letivos de 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017. A bolsa tem um montante igual ao valor anual das propinas e será mantida durante os 5 anos do curso enquanto o aluno obtiver uma classificação entre os melhores alunos do curso.
Os estudantes selecionados para as bolsas de estudo comprometem se a aceitar uma oferta de estágio remunerado de um ano, após conclusão do curso, pelo mínimo de 2.5 vezes o salário mínimo nacional, caso as empresas parceiras o decidam oferecer.
O Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Universidade do Minho tem como objetivo formar técnicos com competências apropriadas para a sua integração num mercado de trabalho em mudança permanente e capazes de contribuir para a riqueza do país. Para além das competências gerais do perfil de um Engenheiro Civil, os profissionais podem escolher um perfil específico (Perfil de Construções; Perfil de Estruturas e Geotecnia; Perfil de Hidráulica e Ambiente; Perfil de Planeamento e Infraestruturas de Transporte). O curso apresenta componentes diferenciadoras nos perfis de formação na área da reabilitação e manutenção de património arquitetónico, gestão e manutenção de infraestruturas de transportes, análise de impactos de catástrofes naturais como sismos e inundações, eficiência energética de edifícios e infraestrutu ras, monitorização ambiental e planos de segurança da água.
A Universidade do Minho aparece em rankings recentes como a melhor Universidade nacional, nomeadamente no Times Higher Education THE Ranking, que mede a qualidade do ensino, investigação, transferência do conhecimento e internacionalização, e o CWTS Leiden Ranking, que mede a qualidade da investigação. A Universidade do Minho está ainda colocada nas 100 melhores Universidades do mundo com menos de 50 anos
253 510 200/219 | dircurso@civil.uminho.pt
Uma referência no domínio da Construção Civil projetada através das infraestruturas que os profissionais desta Escola continuam a erigir pelo mundo fora e que vão, com certeza, servir a sociedade civil por muitos anos. O conhecimento desenvolvido nas diferentes áreas, como a edificação, infraestruturas urbanas e os sistemas de tratamento da água, revela se uma mais-valia para a Casais. O grande contingente de técnicos com origem nesta Escola é um trunfo que permite à nossa empresa alcançar uma posição de re levo nos 12 países onde operamos. De destacar também a extrema vantagem da cooperação obtida no desenvolvimento técnico, na investigação e nos testes e ensaios que realizamos com o suporte dos serviços do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. A capacidade e qualidade de formação da Escola de En genharia Civil vão continuar a ser fatores críticos de sucesso para o crescimento da Casais. Acreditamos, por isso, num futuro de crescente cooperação entre esta Escola e o nosso grupo empresarial.
Como antigo aluno do curso de engenharia civil da Universidade do Minho entendo que esta é um referencial do ensino de engenha ria em Portugal. A Universidade do Minho soube, desde sempre e de forma evolutiva, ocupar um lugar de destaque e excelência no ensino superior. O departamento de engenharia civil, através do seu curso de engenharia civil, tem como grande mais valia a forte relação com o tecido empresarial e o conceito de gestão que integra o curso, incutindo nos alunos e futuros engenheiros civis conceitos técnico analíticos e de análise sistémica que lhes servirão para a toda a vida. Este conceitos potenciam de forma impar no futuro engenheiro as suas capacidades de inovação e empreendedorismo e intervenção na sociedade.
O seu a seu dono: a dst é produto, hoje, da influência que o Curso de Engenharia Civil da Universidade do Minho teve e tem na nossa vida empresarial. A dst tem no seu quadro 158 Engenheiros Civis dos quais 126 fizeram a sua formação no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. Sem esta Escola não seriamos o que somos. Temos Engenheiros Civis de outras Escolas mas a preparação dos formados nesta escola é poderosa.