La Red CIRES objetiva replicar experiencias exitosas relacionadas con el establecimiento de estrategias para la sostenibilidad de ciudades, a corto , medio y largo plazo, a partir de la selección de casos provenientes de municipios y/o de la aplicación de estudios académicos en ciudades, barrios o comunidades, envolviendo a los diversos actores urbanos (municipalidad, profesionales y público en general). Las actividades se organizan a partir de la realización de Acciones de Formación (4 por año) tales como Jornadas, Seminarios, Talleres y Cursos de Formación dirigidos a los 3 principales públicos:

  • Gestores y técnicos vinculados a los municipios;
  • Profesionales actuantes en el mercado y
  • Público en general.

 

Los contenidos a ser abordados, de forma inter y multidisciplinar, fueron estructurados considerando 8 temas:

  1. Planificación Urbana, Gestión Territorial y Resiliencia Urbana;
  2. Conflictos Ambientales y Sociales Locales;
  3. Indicadores y Certificación de la Sustentabilidad Urbana;
  4. Movilidad y Rehabilitación Urbana;
  5. Rehabilitación de Edificios y cerca de Zero Energy Buildings - NZEB;
  6. Ambientes Naturales: Preservación y Restauración;
  7. Materiales Eficientes e Infraestructuras Resilientes;
  8. Gestión sostenible del agua, alcantarillado, energía y residuos.

La red consta de 21 grupos que provienen de 7 países - Brasil (7), Argentina (2), Chile (1), Costa Rica (1), Ecuador (2), España (4) y Portugal (4) siendo 7 municipios, 3 empresas y 11 equipos de investigadores característicamente multidisciplinarios, totalizando 122 personas involucradas.

Eventos:

Cidades em Transformação – 4ªedição

Caxias do Sul - RS, Brasil
13 de dezembro de 2019

A 4ª edição do evento Cidades em Transformação ocorreu no Pátio Eberle na cidade de Caxias do Sul - RS e foi promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Regional (Idemer), Rede Cires e coletivo VivaCidade. O encontro contou com a participação de diversos atores envolvidos na dinâmica territorial e que influenciam na criação, gestão, expansão e movimento das cidades, com objetivo de compartilhar boas ideias e fomentar iniciativas inovadoras para vencer os desafios urbanos. A programação contou ainda com uma apresentação do projeto Viva São Pelegrino, ancorado pelo coletivo Vivacidade e que tem como objetivo pensar a cidade a partir da comunidade. O público alvo inclui toda pessoa interessada em desenvolver e viver em cidades melhores.

Acordo de cooperação com a Câmara Municipal de Braga - Portugal

O governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, assinaram um acordo de cooperação. O termo tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a cidade de Braga e o Espírito Santo, por meio do desenvolvimento científico, inovação tecnológica, empreendedorismo, cultura e turismo. O acordo tem duração de três anos e entra em vigor a partir de sua assinatura. O objetivo central é o intercâmbio de informações, não implicando em transferência de recursos financeiros entre o Governo do Espírito Santo e a Câmara Municipal de Braga. A gestão do termo será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e pela Câmara Municipal de Braga.

Acordo de cooperação com Instituição de ensino Portuguesa

Em novembro foi assinado um acordo de cooperação entre o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, com a Universidade do Minho e a Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento (TecMinho), na cidade de Guimarães, em Portugal. A duração do acordo é de três anos, sendo possível uma renovação pelo mesmo período. O acordo tem o objetivo em promover o desenvolvimento científico, a inovação tecnológica e o empreendedorismo entre as partes envolvidas. A cooperação será gerida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), pelo reitor da Universidade do Minho e pelo presidente da Direção da TecMinho.

SBE 2019 - Ambiente Construído Sustentável: planejamento urbano, problemas globais e políticas locais

SBE 19
Tamuco, Chile
16 a 18 de outubro de 2019

O evento SBE 2019 - Ambiente Construído Sustentável: Planejamento Urbano, Problemas Globais e Políticas Locais, foi realizado nas instalações da Universidade Católica de Temuco, entre os dias 16 a 18 de outubro 2019.

O principal objetivo da conferência foi permitir que os participantes aumentem seus conhecimentos e habilidades a partir de compartilhamento de ideias sobre a temática do ambiente construído sustentável, planejamento urbano, infraestrutura e mudança climática. O público alvo incluiu profissionais e empreendedores, consultores e provedores, acadêmicos e estudantes, bem como especialistas em planejamento de adaptação local.

Reunião do Comitê de Área com Coordenadores de Ação

Nos dias 14 a 16 de outubro de 2019 aconteceu a reunião anual de Comitês de Área e Coordenadores de Ação do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) em Nuevo Vallarta Nayarit - México.

Durante a reunião pesquisadores de diferentes partes do mundo compartilharam mesas de trabalho para a apresentação e avaliação de projetos; bem como os avanços, perspectivas e impacto de cada uma das áreas da América Latina. Diversos temas foram abordados: saúde, áreas de agroalimentação, desenvolvimento industrial, desenvolvimento sustentável, tecnologia de informação, energia, ciência e sociedade.

Cidades em Transformação – 3ª Edição

Domingos Martins - ES, Brasil
18 e 19 de setembro de 2019

O evento teve sua 3ª edição sediada na cidade de Domingos Martins. O encontro buscou reunir atores da dinâmica territorial que influenciam na criação, gestão, expansão e movimentos das cidades, objetivando compartilhar boas ideias e fomentar iniciativas inovadoras para vencer os desafios urbanos.

As palestras abordaram temas relevantes para a cidade de Domingos Martins e cidades vizinhas relacionados à sustentabilidade, planejamento e desenvolvimento territorial, meio ambiente, turismo e patrimônio.

I Seminário Tecnologias para Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Seminário TCIS 2019
Salvador, Brasil
8 a 10 de agosto de 2019

Entre os dias 8 e 10 de agosto de 2019 foi realizado o I Seminário Tecnologias para Cidades Inteligentes e Sustentáveis, em Salvador. O seminário foi organizado pelo Instituto Politécnico da Bahia (IPB) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPEC) da Escola Politécnica da UFBA e teve como objetivo promover a troca com a sociedade de soluções inovadoras e de conhecimento sobre suas aplicações na gestão pública, mercado privado e na indústria. O público alvo inclui pesquisadores, profissionais e setor público.

III Encuentro Latinoamericano y Europeo sobre Edificaciones y Comunidades Sostenibles

Euro Elecs
Santa Fé e Paraná, Argentina
22 a 25 de maio de 2019

Um evento internacional voltado ao compartilhamento de experiências e conhecimentos entre pesquisadores, especialistas e profissionais que atuam nas diversas áreas de produção do ambiente construído. O evento teve como principais objetivos conscientizar os atores envolvidos sobre o momento em que o planeta está vivendo e o aprofundamento de linhas de ação favoráveis ao meio ambiente. O evento aconteceu de 22 a 25 de maio de 2019, na Argentina, nas cidades de Santa Fe e Paraná.

Fórum de Construções Sustentáveis de Blumenau - SC

I Fórum de Construções Sustentáveis de Blumenau - SC
Blumenau - SC, Brasil
24 al 25 Abeil 2019

La Fundación Municipal del Medio Ambiente (Faema), a través de la Dirección de Educación Ambiental, y la Universidad Regional de Blumenau (Furb) realizaron el I Foro de Construcciones Sustentables de Blumenau los días 24 y 25 de abril de 2019 en el Campus 2 de Furb . El foro trató el escenario y la importancia de las construcciones sostenibles en favor de mejoras en la calidad de vida de los ciudadanos y de la preservación del medio ambiente. El público objetivo incluyó profesionales del área de construcción y arquitectura, entidades sectoriales, poder público y académicos de los cursos de enseñanza superior en las áreas de ingeniería, arquitectura y diseño. La programación incluyó ponentes nacionales e internacionales renombrados en el área de la construcción sostenible, entre los cuales expusieron los coordinadores de las red CIRES, junto con casos de empresas locales y regionales, además de la aplicación de talleres prácticos sobre el tema.

Universidades

Municipios

Empresas