Departamento de Engenharia Civil

        
      

Testemunho de antigos alunos


Aluno
António Carlos Rodrigues
Presidente do Conselho de Administração da Casais Engenharia e Construção

Uma referência no domínio da Construção Civil projetada através das infraestruturas que os profissionais desta Escola continuam a erigir pelo mundo fora e que vão, com certeza, servir a sociedade civil por muitos anos. O conhecimento desenvolvido nas diferentes áreas, como a edificação, infraestruturas urbanas e os sistemas de tratamento da água, revela se uma mais-valia para a Casais. O grande contingente de técnicos com origem nesta Escola é um trunfo que permite à nossa empresa alcançar uma posição de re levo nos 12 países onde operamos. De destacar também a extrema vantagem da cooperação obtida no desenvolvimento técnico, na investigação e nos testes e ensaios que realizamos com o suporte dos serviços do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. A capacidade e qualidade de formação da Escola de En genharia Civil vão continuar a ser fatores críticos de sucesso para o crescimento da Casais. Acreditamos, por isso, num futuro de crescente cooperação entre esta Escola e o nosso grupo empresarial.


Aluno
Fernando de Almeida Santos
Administrador Presidente do Grupo TABIQUE SGPS, SA / Presidente do Conselho Diretivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros

Como antigo aluno do curso de engenharia civil da Universidade do Minho entendo que esta é um referencial do ensino de engenha ria em Portugal. A Universidade do Minho soube, desde sempre e de forma evolutiva, ocupar um lugar de destaque e excelência no ensino superior. O departamento de engenharia civil, através do seu curso de engenharia civil, tem como grande mais valia a forte relação com o tecido empresarial e o conceito de gestão que integra o curso, incutindo nos alunos e futuros engenheiros civis conceitos técnico analíticos e de análise sistémica que lhes servirão para a toda a vida. Este conceitos potenciam de forma impar no futuro engenheiro as suas capacidades de inovação e empreendedorismo e intervenção na sociedade.


Aluno
José Teixeira
Presidente do Conselho de Administração do grupo DST, S.A

O seu a seu dono: a dst é produto, hoje, da influência que o Curso de Engenharia Civil da Universidade do Minho teve e tem na nossa vida empresarial. A dst tem no seu quadro 158 Engenheiros Civis dos quais 126 fizeram a sua formação no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. Sem esta Escola não seriamos o que somos. Temos Engenheiros Civis de outras Escolas mas a preparação dos formados nesta escola é poderosa.


Aluno
Rui Dias Ferreira
Presidente do Conselho de Administração da VORTAL Connecting Business

O ensino de Engenharia Civil da Universidade do Minho, muito voltado para a inovação e para os aspetos mais económicos da Construção, e não apenas para as soluções estruturais, levou-me a desenvolver uma carreira voltada para a otimização dos processos de gestão e controlo com a utilização intensiva das Tecnologias de Informação. Este percurso veio a gerar o desenvolvimento de diversas soluções para a Indústria, hoje utilizadas em muitos países onde a engenharia Portuguesa está presente, e mais notavelmente no econstroi, o mercado eletrónico da Construção. Para este projeto da Vortal contribuíram igualmente inúmeras empresas da região, onde trabalham tantos e tão competentes Engenheiros formados na UM, bem assim como aqueles que trabalham na própria Vortal.