Departamento de Engenharia Civil

        
      

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

O Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Universidade do Minho constitui uma oferta educativa que se enquadra no vetor estratégico definido pela Universidade do Minho e que corresponde a uma das áreas-chave da sua missão - Valorizar a oferta educativa e a educação integral – através da construção e gestão de um portefólio diversificado de projetos de ensino, académica e socialmente relevante, de práticas educativas adequadas à aquisição de competências específicas e transversais.

O objetivo geral do Curso é formar profissionais com competências apropriadas para a sua integração no mercado de trabalho garantindo que possuem a capacidade e responsabilidade adequada para intervir a todos os níveis de atos de engenharia civil. Para além das competências gerais do perfil de qualquer Engenheiro Civil, os estudantes vão possuir um perfil específico resultante da formação dos dois últimos semestres do curso (Perfil de Construções; Perfil de Estruturas e Geotecnia; Perfil de Hidráulica e Ambiente; Perfil de Planeamento e Infraestruturas de Transporte).

A diversidade formativa dos principais atores (discentes e docentes) que participam deste Curso e a multidisciplinaridade decorrente do plano curricular definido constitui um fator de valorização da oferta num contexto em que os problemas associados ao desenvolvimento na área da construção civil e da engenharia civil adquirem maior relevância e são necessárias abordagens multidisciplinares para a procura de soluções inovadoras, tecnológicas e ao mesmo tempo sustentáveis para a resolução dos problemas que os profissionais vão encontrar no mercado de trabalho.

Grau académico: Mestre
ECTS: 300
Duração: 5 anos letivos
Regime: Normal
Local: Campus de Azurém, Guimarães
Área científica predominante: Engenharia Civil

Contactos


  • Coordenador ECTS
  • Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos
  • Tel: 510292 /517178


Descrição


Este curso forma profissionais com a capacidade de projetar e dirigir tecnicamente todos os tipos de empreendimentos de Construção Civil e Obras Públicas. Estes graduados pela UM adquirem formação necessária ao exercício da sua atividade profissional nas mais diversas áreas de trabalho deste ramo de atividade, o que contribui para a sua grande aceitação no mercado de trabalho.

As áreas especificas curriculares do curso são: Estruturas, Geotecnia, Hidráulica, Materiais de Construção, Construções e Gestão da Construção, Vias de Comunicação e Planeamento. Os alunos, no último ano do curso, poderão optar por um dos quatro seguintes perfis de especialização: Construções, Estruturas, Hidráulica e Ambiente e Engenharia de Território.


Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do segundo ciclo (Mestrado)


Saídas profissionais


Grande parte dos Engenheiros Civis formados pela UM estão colocados em empresas de construção, gabinetes de projeto ou entidades públicas, podendo exercer a sua atividade profissional em: elaboração de projetos das especialidades de engenharia civil; gestão e fiscalização de empreendimentos; promoção imobiliária; administração pública; fabrico de materiais e componentes; laboratórios da área da construção ou investigação.

Estado de acreditação pela A3ES: Acreditado preliminarmente
Data de publicação da decisão: 14-12-2011
Deliberação da A3ES: http://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/engenharia-civil-32
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade:

  1. Páginas de divulgação de informações aos estudantes do Curso – Direção de Curso
    1. Divulgações gerais
      http://www.civil.uminho.pt/planning/miec/default.aspx
    2. Calendário de testes para todos os anos do curso – datas, horário e salas Atenção que a informação aqui divulgada não substitui a informação colocada pelos Docentes na página das UC na Plataforma de E-Learning.
      http://www.civil.uminho.pt/calendariomiec/
      Calendário de Testes_salas – Tabela PDF
    3. Delegados e Subdelegados de todos os anos do curso
      Lista de Delegados MIEC
  2. Despachos de Criação do Curso

    - Mais atual, em vigor:

    Despacho RTC-61_2014.pdf

    - Planos Antigos:

    Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MIEC)

    Despacho_RTC-417_2009.pdf
    Despacho_RTC-60_2011.pdf

    Licenciatura em Engenharia Civil (LEC)

    Plano-RT-52-89.pdf
    Plano-RT-105-94.pdf
    Despacho-RTC-186-97.PDF
    Despacho_RTC-143_2004.pdf
    Despacho_RTC-322_2008.pdf
  3. Regulamento Académico

    Regulamento Académico da Universidade do Minho, ano de 2014, Despacho RT-41/2014, de 4 de agosto - Regulamento Académico da Universidade do Minho. Publicado em 09-09-2014, Regulamento Académico, em vigor:


    Regulamento Académico da Universidade do Minho.PDF

    O Regulamento Académico constitui, em matéria de programação, gestão e funcionamento das atividades de ensino, o texto de referência da Universidade do Minho.

  4. Horários dos vários anos do presente Ano Letivo – Direção de Curso

    1º semestre

    HORARIOS-MIEC-1ºSEM_1ºANO.pdf
    HORARIOS-MIEC-1ºSEM_2ºANO.pdf
    HORARIOS-MIEC-1ºSEM_3ºANO.pdf
    HORARIOS-MIEC-1ºSEM_4ºANO.pdf
    HORARIOS-MIEC-1ºSEM_5ºANO-PC.pdf
    HORARIOS-MIEC-1ºSEM_5ºANO-PEG.pdf
    HORARIOS-MIEC-1ºSEM_5ºANO-PHA.pdf
    HORARIOS-MIEC-1ºSEM_5ºANO-PPIT.pdf

    2º semestre

    HORARIOS-MIEC-2ºSEM-1ºANO.pdf
    HORARIOS-MIEC-2ºSEM-2ºANO.pdf
    HORARIOS-MIEC-2ºSEM-3ºANO.pdf
    HORARIOS-MIEC-2ºSEM-4ºANO.pdf
  5. Ligação ao Portal Académico

    Os Serviços Académicos da Universidade do Minho disponibilizam através do Portal Académico informações e serviços diversificados a alunos e candidatos, no âmbito da sua relação com a instituição (matrículas e inscrições, pagamento de propinas, calendário escolar, acesso à secretaria eletrónica etc.)

    https://alunos.uminho.pt/home.aspx
  6. Página do Facebook
    www.facebook.com/MIEngCivil