Departamento de Engenharia Civil

        
      

Mobilidade

A mobilidade no âmbito do Programa LLP/Erasmus poderá ocorrer de acordo com os seguintes enquadramentos:

Período de Estudos Erasmus – realização de período de estudos numa outra Universidade europeia parceira;

Estágio Erasmus – realização de um estágio curricular em ambiente empresarial.

O programa tem tido muito sucesso a nível europeu com milhares de estudantes a realizar períodos de intercâmbio no âmbito deste programa todos os anos. As principais vantagens que um aluno Erasmus pode beneficiar são:

  • Crescimento pessoal e intelectual relevante;
  • Conhecimento de novas culturas, línguas, novos métodos de trabalho e novas tecnologias;
  • Maior empregabilidade futura, não só em mercados estrangeiros, mas também nacionais;
  • Maior capacidade de adaptação, flexibilidade, autonomia, iniciativa e espírito empreendedor;
  • Alargar de horizontes, contribuindo, assim, para a construção de uma Europa cada vez mais
    unida na diversidade cultural, linguística e educacional.

O Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho tem tido participação muito ativa neste programa quer enviando alunos para Universidades parceiras quer recebendo alunos dessas mesmas Instituições. Nesta altura o DEC-UM conta com 41 protocolos de intercâmbio ao abrigo deste programa em 13 países diferentes. Pode consultar a listagem completa de Universidades onde pode realizar o período de intercâmbio Erasmus aqui.

No âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Civil do DEC-UM é dada prioridade aos alunos que pretendam realizar este período de intercâmbio no primeiro semestre do 5.º ano. No entanto, situações diferentes desta poderão ser analisadas individualmente. Os alunos que pretendam realizar o período de intercâmbio terão de formalizar a sua candidatura dentro dos prazos legais e posteriormente serão informados acerca da aceitação da sua candidatura e a sua posição no ranking de escolhas da Instituição onde irão realizar o período de intercâmbio. De salientar que existem bolsas de estudo para apoiar os alunos no âmbito deste programa. Quaisquer dúvidas sobre o processo poderão ser colocadas junto aos Serviços de Relações Internacionais em Braga ou Guimarães ou junto do coordenador académico do DEC-UM para este programa Professor Tiago Miranda.

Existem ainda outros programas que permitem aos alunos realizarem um período de mobilidade internacional. Pormenores sobre estes programas e outras informações relevantes poderão ser encontradas em www.sri.uminho.pt.