Testemunhos

“Considero-me um defensor do Meio Ambiente e procuro transmiti-lo, tanto na minha vida pessoal, como na profissional, sempre em busca de novos conhecimentos, aperfeiçoamento e atualização, afinal esta é uma área que exige estudo constante. O Mestrado em Construção e Reabilitação Sustentáveis, da Universidade do Minho, veio ao encontro dos meus objetivos. Tive a oportunidade, o privilégio e o orgulho de aprender com grandes mestres, que abriram meus horizontes, e ter feito parte de um grupo muito fixe, onde tive a oportunidade de compartilhar e trocar ideias.”

José Augusto das Graças Arquiteto e Urbanista, formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, com Reconhecimento de Grau pela Universidade de Coimbra. Atualmente trabalha no Departamento de Cartografia e Geoprocessamento – DCGEO, da Prefeitura do Município de Santana de Parnaíba – S. Paulo / Brasil.
Edição do mestrado: 2008-2009

“Acabei o curso de Engenharia Civil na UM em finais de 2007 e comecei a trabalhar na Universidade do Minho na área da Sustentabilidade da Construção. Quando conheci e percebi as matérias lecionadas no MCRS, candidatei- -me logo no ano seguinte. Fui aceite e fiz o curso com muito agrado e sucesso. Aprendi imensas coisas novas que me ajudaram a ter uma visão mais atualizada e global da sustentabilidade no setor da construção e não só. O primeiro ano do curso tem um conjunto de disciplinas bem planeadas e sequenciadas, com temáticas abrangentes e muito relevantes. Além disso, conhecem-se vários colegas com objetivos semelhantes das áreas da Engenharia e Arquitetura. A realização da tese no segundo ano veio a tornar-se num processo de crescimento académico e pessoal que me ajudou bastante no desenvolvimento minha vida e carreira profissional. Relacionado com o tema da minha tese, consegui entrar posteriormente numa Bolsa de Investigação relacionada com a mesma temática e continuo no desenvolvimento desse trabalho até então.”

José Amarílio Barbosa Bolseiro de Investigação na Universidade do Minho desde 2007
Edição do mestrado: 2008-2009

“Em 2006 terminei a licenciatura em Engenharia Civil e fui trabalhar para uma empresa de construção civil. Passados dois anos, a construção começou a dar sinais de crise. Verifiquei que estava a haver um abrandamento no número de obras novas e que começavam a aparecer projetos de reabilitação, embora em menor número que as obras novas. Para além disso, havia muitos pedidos de aconselhamento sobre questões de manutenção dos edifícios como infiltrações, humidades, entre outros. Nessa altura percebi que precisava de desenvolver competências nessa área e resolvi concorrer ao Mestrado em Construção e Reabilitação Sustentáveis. Foi necessário abdicar de algumas coisas, para ter tempo para dedicar ao mestrado, mas na minha opinião valeu pena. Adquiri novos conhecimentos e novas amizades. Entretanto, a empresa onde trabalhava fechou e neste momento, graças ao facto de ter realizado o MCRS, estou a trabalhar numa bolsa de investigação na Universidade do Minho.”

Ana Rodrigues Bolseira de Investigação da Universidade do Minho
Edição do mestrado: 2009-2010

“Frequentar o Mestrado de Construção e Reabilitação Sustentável da Universidade do Minho, deveu-se ao caráter ativo, dinâmico e interventivo com o mundo profissional, que caracteriza esta Universidade. Aí pude encontrar o Profissionalismo, o Conhecimento e a Ética, que aliados ao ensino das melhores e mais atuais técnicas e métodos ligadas a área da Construção e Reabilitação, permitiram a evolução e atualização segura, que pretendia alcançar ao frequentar este Curso.”

Paulo Ribeirinho Soares The Fladgate Partnership Property Manager, Avaliador SBToolPT, M. Comissão Tecnica para Edificios de Turismo do iiSBEPt
Edição do mestrado: 2009-2010

“Depois de uma licenciatura em Engenharia Civil e integração no mercado de trabalho, decidi apostar num Mestrado cujos temas abordados me pareciam dar resposta a algumas exigências actuais do mercado. Com o decorrer das aulas percebi a enorme importância das vertentes da Sustentabilidade e Reabilitação, nomeadamente na área da Sustentabilidade. Concluída a pós-graduação em Gestão e Concepção de Edifícios Sustentáveis, vertente do Mestrado em Construção e Reabilitação Sustentáveis, a minha área de intervenção na empresa evoluiu principalmente na área da construção sustentável. Acabei também por integrar a equipa destacada para o projeto OLYMPO solutions que promove a construção sustentável em simbiose com as novas tecnologias. Enquanto profissional no ramo da construção civil, que atravessa grandes dificuldades, foi uma boa aposta numa área em expansão e ainda pouco explorada pelos mercados/empresas em Portugal possibilitando melhores ofertas e novos desafios.”

José Miguel Monteiro Engenheiro Civil | Departamento de Estudos e Propostas OLYMPO Solutions
Edição do mestrado: 2009-2010

“Sou licenciado em Engenharia Civil e desenvolvo a minha atividade na Gestão e Direção de Obra. Pertenço aos quadros de uma das maiores empresas de construção e reabilitação do norte do país. E foi com elevada expectativa que me matriculei no Mestrado de Construção e Reabilitação Sustentáveis. No MCRS consegui associar a minha experiência profissional em obra, com um conjunto de conceitos e procedimentos adquiridos pelos ensinamentos do excecional corpo docente do MCRS, bem com a combinação e partilha de experiências com os colegas de curso. Reconheço a minha evolução técnico-profissional no campo da construção e reabilitação, bem como o facto de ter adquirido uma elevada sensibilidade para as questões de sustentabilidade na gestão da direção de obra. Não só recomendo, como faço questão em publicitar a excelência dos conteúdos e ensinamentos assimilados no MCRS.”

Carlos Rodrigues Diretor de Produção da Lucios – Engenharia e Construção
Edição do curso: 2011-2012