A rede temática URBENERE visa a transferência de conhecimento e de tecnologias, bem como a elaboração de estratégias, para o desenvolvimento de bairros urbanos energeticamente sustentáveis para os diversos “stakeholders” (comunidade técnico-científica, empresas, decisores políticos e sociedade em geral) através da elaboração de material didático técnico-científico e da sua disseminação através de campanhas de sensibilização, jornadas, seminários, workshops, cursos de pós-graduação e de formação contínua. Para além destas ações diretas de disseminação, serão utilizadas outros meios de disseminação tais como newsletters divulgadas por correio electrónico orientadas para os diferentes tipos de decisores (autarquias, projetistas, gestores dos sistemas de transportes públicos, entre outros) e as redes sociais.

O material didático técnico-científico a desenvolver será orientado às necessidades dos diversos mercados e estarão de acordo com os conhecimentos atuais mais avançados no que se refere à avaliação da sustentabilidade urbana, à promoção da eficiência energética, à integração de sistemas energéticos renováveis, à mobilidade urbana, à satisfação das exigências de conforto e qualidade do ambiente interior e à melhoria da qualidade de vida e saúde das populações. A transferência de conhecimento, das tecnologias e estratégias desenvolvidas será realizada, numa primeira fase, nos países envolvidos na rede temática URBENERE, e, numa fase posterior, a outros países ibero-americanos interessados nestas temáticas.

Eventos:

Jornadas “Ciudades – Resiliencia, Gobernanza y Modelo de Desarrollo”

Jornadas “Ciudades – Resiliencia, Gobernanza y Modelo de Desarrollo”: integrada nos eventos CONAMA 2016 / EIMA 2016 em Madrid, Espanha e reunião de coordenação. 28 de novembro a 1 de dezembro de 2016.

Congreso Iberoamericano de Ciencia y Tecnología

Congreso Iberoamericano de Ciencia y Tecnología: Participação dos coordenadores do Urbenere no Congreso Iberoamericano de Ciencia y Tecnología, San Salvador, El Salvador a 20 setembro de 2016.

Jornadas “Sustentabilidade do Ambiente Construído”

Jornadas “Sustentabilidade do Ambiente Construído”: Temas B e C, evento paralelo à Conferência SBE16 Brazil & Portugal e reunião de coordenação. 7 – 9 de setembro de 2016 – Vitória, Brasil

Reunião de coordenação no Rio de Janeiro

Reunião de coordenação no Rio de Janeiro: com a equipe da UFES e com os organizadores do SBE16 Brazil & Portugal a fim de planear as Jornadas URBENERE a realizar em paralelo com esta conferência. Rio de Janeiro, 26 e 27 maio de 2016.

Reunião de coordenação em Madrid

Reunião de coordenação em Madrid: para pormenorizar as atividades a serem desenvolvidas em paralelo com o SBE16 (Brasil – Setembro) e com o CONAMA (Madrid – Novembro), Madrid 21 de abril de 2016. Elaboração de relatório parcial 2016.