Jornadas “Ciudades – Resiliencia, Gobernanza y Modelo de Desarrollo”: integrada nos eventos CONAMA 2016 / EIMA 2016 em Madrid, Espanha e reunião de coordenação. 28 de novembro a 1 de dezembro de 2016. O programa das jornadas pode ser consultado aqui.

Congreso Iberoamericano de Ciencia y Tecnología: Participação dos coordenadores do Urbenere no Congreso Iberoamericano de Ciencia y Tecnología, San Salvador, El Salvador a 20 setembro de 2016. Pode aceder à apresentação aqui.

Jornadas “Sustentabilidade do Ambiente Construído”: Temas B e C, evento paralelo à Conferência SBE16 Brazil & Portugal e reunião de coordenação. O programa das jornadas pode ser consultado aqui.

Reunião de coordenação no Rio de Janeiro: com a equipe da UFES e com os organizadores do SBE16 Brazil & Portugal a fim de planear as Jornadas URBENERE a realizar em paralelo com esta conferência. Rio de Janeiro, 26 e 27 maio de 2016

Reunião de coordenação em Madrid: para pormenorizar as atividades a serem desenvolvidas em paralelo com o SBE16 (Brasil – Setembro) e com o CONAMA (Madrid – Novembro), Madrid 21 de abril de 2016. Elaboração de relatório parcial 2016.

Jornadas “Comunidades Urbanas Sostenibles”: Integrada no evento LlactaCAMP 3.0, 3-5 março de 2016, Cuenca, Equador e reunião de coordenação. O programa das jornadas pode ser consultado aqui

Jornadas científicas URBENERE: As 1ª jornadas científicas URBENERE realizaram nos dias 09 e 10 de novembro de 2015 em Vitória / ES – Brasil onde foram abordadas, entre outras, as seguintes temáticas: Conceitos e evolução histórica da sustentabilidade; Ferramentas e indicadores de avaliação da sustentabilidade; Legislação para a sustentabilidade urbana; Paisagem e paisagismo urbano; Planeamento urbano com base no potencial hídrico; Águas residuais; Mobilidade urbana; Smart grids; Apresentação da Carta de Vitória. Pode aceder às apresentações aqui

Jornadas Turismo Sustentável: A jornada Turismo Sustentável realizou no dia 09 de setembro na Universidade de Costa Rica e contou com a contribuição do Arq. Alberto Negrini falando sobre o tema “Hay una arquitecura para el ecoturismo en costa Rica”, da Profª Cristina Engel de Alvarez com a conferência “Quando a natureza dita as regras” e do Prof. Luís Bragança com o tema “Approaching Sustainability in the Built Environment”. Pode aceder às apresentações aqui.

Reunião de coordenação na Universidade de Costa Rica: A 4ª Reunião da Rede Urbenere realizou-se nos dias 07 e 08 de setembro de 2015 na cidade de San Pedro, Costa Rica. Pode consultar aqui a agenda da reunião.

Jornadas profissionais URBENERE: As jornadas profissionais URBENERE decorreram como um evento paralelo à conferência Latino – Americana e Europeia EURO-ELECS 2015 que se realizou na Universidade do Minho em Guimarães – Portugal, sendo inseridas nos workshops que decorreram nos dias 21, 22 e  23 de julho e, no dia 24 de julho, na jornada que decorreu no âmbito da 3ª reunião de coordenação da rede temática. O programa das jornadas pode ser consultado aqui.

Reunião de coordenação na Universidade do Minho: A 3ª Reunião da Rede Urbenere realizou-se nos dias 24 e 25 de julho de 2015 na Universidade do Minho em Guimarães, Portugal.

Reunião na Universidade Politécnica de Madrid: A reunião dos coordenadores das equipas da Universidade do Minho, da Universidade Federal de Espírito Santo e da Universidade Politécnica de Madrid (UPM), realizou-se em Maio de 2015, em Madrid, tendo em vista o desenvolvimento do tema relativo à: Mobilidade urbana; Políticas de mobilidade; Poluição; Acessibilidade pedonal; Ciclovias; Veículos elétricos; Biocombustíveis; Transportes públicos e outras estratégias de transporte. Pode consultar aqui a agenda da reunião.

Reunião de coordenação na Universidad del Bio-Bio: A 1ª Reunião da Rede Urbenere realizou-se entre os dias 19 a 20 de março de 2015 na Universidad del Bío-Bío na cidade de Concepción, Chile. Pode consultar aqui a agenda da reunião.