O setor da construção é reconhecido como um importante “motor da economia” e contribui significativamente para o bem-estar e progresso da sociedade. No entanto, também é responsável por inúmeros impactos negativos no ambiente, nomeadamente, o consumo excessivo e ineficiente de recursos naturais não-renováveis, de água e de energia, que tem como consequência as alterações climáticas e o desequilíbrio irreversível do ecossistema.
O Mestrado em Construção e Reabilitação Sustentáveis visa, através da promoção do pensamento crítico, da análise do ciclo de vida dos produtos para a construção e dos edifícios, da interdisciplinaridade e da transversalidade do conhecimento, encontrar soluções para enfrentar os problemas do setor da construção.
Os alunos com formação em Engenharia Civil, Arquitetura ou em áreas afins adquirem competências profissionais na área da construção sustentável de uma forma que atualmente não é contemplada ao nível das Licenciaturas e Mestrados em Engenharias e/ou Arquitetura, estando o ensino organizado numa combinação de teoria, prática e experimentação, num contexto de formação orientada por projeto.
Secretariado: Carina Freitas
Telefone: 253 510 213
Email: sec-crs@civil.uminho.pt
Universidade do Minho – Campus de Azurém
Condições de Admissão
São admitidos à candidatura ao Curso de Formação em Reabilitação Sustentável das Construções os titulares de Licenciaturas em Engenharia Civil, Arquitetura, Ciências de Engenharia Civil ou em áreas afins ou os titulares de habilitações legalmente equivalentes.
Critérios de Seleção
A seleção dos candidatos à matrícula no Ciclo de Estudos do MCRS é efetuada pela Comissão Diretiva, tendo em consideração os seguintes critérios de seleção:
- a) classificação das habilitações académicas.
- b) curriculum académico, científico e técnico.
- c) experiência profissional.
- d) língua materna-português ou certificado de proficiência em português.
Poderá ainda, quando o júri de seleção julgar apropriado, ser realizada uma entrevista a cada um dos candidatos, sendo, neste caso, ponderado o resultado da entrevista na ordenação dos candidatos.