
Plano de estudos: No primeiro semestre existem 6 UC, cada uma delas com 5 ECTS, e no segundo há a dissertação com 30 ECTS. As UC3 e UC5 subdividem-se em duas, num perfil mais técnico (engenharia) e num outro menos técnico.

Público: Engenheiros e Arquitetos com 240ECTS de formação prévia.
Justificação: O mercado exige técnicos especialistas em construir com madeira, desde o material, conceção arquitetónica, projetos de engenharia, produção, construção e manutenção. O futuro da construção passa pela transição para materiais renováveis e amigos do ambiente, sendo a madeira um material natural, renovável, reciclável e que aprisiona dióxido de carbono.
Número de parceiros: 4 universidades europeias, Universidade do Minho, KTH Royal Institute of Technology (Suécia), Universidade de Innsbruck (Áustria) e CTU de Praga (Chéquia).
Duração: 1 ano académico (2 semestres)
ECTS: 60 créditos
Número de estudantes: 50 estudantes (limite máximo, divididos por duas turmas em duas universidades do consórcio)
Formato: O mestrado apresenta uma base rotativa entre os parceiros, com as aulas do 1º semestre (setembro a março) concentradas em 2 países por ano letivo. No 2º semestre, o estudante realiza a dissertação obrigatoriamente numa das 3 universidades do consórcio que não aquela onde frequentou as aulas (1º semestre).
Docência: Cada UC tem um responsável de uma determinada universidade que deve assegurar as aulas, seja de forma presencial ou remota.
Frequência: Os estudantes frequentam as aulas sempre na sala, esteja o docente responsável presente na sala ou seja uma aula online. Em todos os casos, há sempre um docente na sala.