Professor Rui António Rodrigues Ramos
Bem-vindo ao Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho!
A Engenharia Civil intervém na construção de tudo o que suporta, promove e rodeia as atividades humanas.
No Mundo atual é impossível viver sem as redes de sistemas de transportes, tal como as ruas e avenidas, as estradas e ferrovias, pontes, viadutos, tuneis e canais, bem como portos e aeroportos.
Mas, ainda mais difícil seria considerar o desenvolvimento das sociedades sem escolas, hospitais e todos os demais edifícios que acomodam as múltiplas atividades e serviços, ou que proporcionam condições de habitação ou lazer, quer no contexto de grandes e pequenas cidades, quer em territórios menos urbano ou mesmo rurais.
Seria difícil imaginar todo o espaço contruído sem as condições de vida proporcionadas pelos serviços de abastecimento de água e redes de esgotos, sem o suporte à expansão das redes energéticas e sistemas de produção de energia, ou às redes de telecomunicações.
Todas as construções possuem requisitos mínimos que são conhecidos dos profissionais da engenharia civil, mas também existem grandes desafios que se colocam a esse profissionais na construção de edifícios cada vez mais altos, de pontes com vãos cada vez maiores, de infraestruturas de transporte para a circulação ferroviária a elevada velocidade e infraestruturas rodoviária com elevada capacidade e forte conetividade, à superfície ou no subsolo, e ainda a conquista de territórios pantanosos e mesmo ao Mar para a construção de novas cidades.
Resumidamente, podemos referir que a vida humana na Terra se confunde com a capacidade da Engenharia Civil dar respostas através de soluções e construções que acomodam todas as etapas de desenvolvimento humano.
Mas, sem os profissionais devidamente formados e capacitados é impossível dar as adequadas respostas atuais e futuras numa sociedade que tem evoluído segundo novos paradigmas de sustentabilidade, de eficiência energética, de economia circular, de sistemas de produção eficientes, de digitalização, entre muitos desafios que frequentemente parecem distantes da Engenharia Civil, mas que sem a sua capacidade de construção não seriam atingíveis de forma efetiva!
O Departamento de Engenharia Civil oferece a formação adequado e de largo espectro através dos seus projetos de ensino de elevada qualidade, proporcionado aos seus alunos um ensino de qualidade reconhecido nacional e internacionalmente.
Os vários projetos de ensino são alavancados por um corpo docente vocacionado para o desenvolvimento e partilha de conhecimento, capaz de desafiar os seus alunos para a inovação num quadro de preservação dos bens e princípios humana e do planeta como um meio ambiente adequado ao Homem, bem como proporcionar o desenvolvimento económico do País.
O curso que se confunde com o nome do DEC como departamento, Engenharia Civil, é um dos mais antigos da Universidade do Minho e tem a sua origem nas Licenciaturas em Engenharia de Produção instituídas na Universidade do Minho em 1978. Um dos ramos então criados foi o de Construção Civil e Obras Públicas, que em 1983 se autonomizou na Licenciatura em Engenharia Civil – Ramo Produção. Atualmente a formação de 5 anos em Engenharia Civil corresponde ao curso de Licenciatura em Engenharia Civil, de 3 anos, a que se segue um mestrado de continuidade de 2 anos, o Mestrado em Engenharia Civil. Mas, também, nacional e internacionalmente, o departamento é reconhecido por diversas formações de 2ºciclo que são proporcionadas pelos curso de mestrado, alguns dos quais desenvolvidos em parceria com diversas Universidades Europeias.
Para quem procura uma futura carreira como Engenheiro Civil, não temos dúvidas em referir que a deves começar a construir aqui, já que o DEC lhe irá abrir o Mundo que certamente proporcionará essa carreira.